Vivemos em uma época em que nunca se falou tanto sobre liberdade de expressão e direitos humanos, nunca se combateu tanto a injúria racial e suas respectivas formas de racismo.Mas, em contrapartida, cresce o número de atos racistas, que fogem totalmente desse contexto pregado pelos direitos humanos.
Sim, temos um histórico extremamente racista dentro do cenário brasileiro que pode, de certa forma, explicar tais atitudes. Mas não podemos, em hipótese alguma, usar esse fato como suporte para agirmos dessa forma.Numa [Em uma] sociedade tão evoluída [vírgula] todo e qualquer ato racista deve ser tratado como ignorância, e todo tipo de ignorância deve ser combatida [combatido] com educação.
As leis e punições são importantes dentro desse contexto, porém são ações paliativas que não vão ter efeito a longo prazo. Deve-se, sim, aliar isso à educação, que começa lá na infância, com os pais mostrando e educando seus filhos sobre como ser pessoas inteligentes, íntegras e melhores.
Caminhamos a todo vapor do ponto de vista tecnológico, mas regredimos a passos rápidos do ponto de vista intelectual. A única forma de acabarmos de vez com o racismo no Brasil é investir em uma política de longo prazo, investindo nas futuras gerações e criando pessoas humanamente melhores. Por isso, e para que isso aconteça, educar é preciso!
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias.
O que faltou?
- Realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Não basta afirmar, é preciso comprovar com fatos e exemplos!
- Criar uma proposta de intervenção mais específica.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |