Compensando uma injustiça histórica - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 26/12/2016

Status:

Corrigida
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Bem dizia Bob Marley: "enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra". Dessa frase se infere que o preconceito está por aí - e não é de hoje. Historicamente, no Brasil, a questão do preconceito racial tem prevalecido, sobretudo sobre negros. O racismo somente amplia a segregação entre os grupos envolvidos, evidenciando o grande abismo que existe entre eles. Nesse sentido, a política de cotas em universidades é necessária para desfazer - ou, pelo menos, compensar - essa injustiça histórica.

Muitos podem até pensar que o aluno cotista de uma faculdade "furou a fila" e passou à frente de outros que obtiveram um desempenho semelhante ou superior a ele, considerando esse fato uma desigualdade. No entanto, não se trata de uma questão de estabelecer igualdades, mas de fazer justiça. [vírgula] Isto é, permitir que grupos historicamente oprimidos e vítimas de exclusão social sejam beneficiados. Logo, é um direito próprio e o aluno cotista não deve se sentir inferior por causa disso.

Percebe-se que essa política - como qualquer outra, aliás - pode apresentar problemas, mas ainda sim a permanência dela se faz necessária. Os estudantes cotistas, por exemplo, podem se acomodar ao considerar que o benefício resolverá tudo e garantirá sua vaga. Isso não é verdade, [vírgula] pois mesmo dentro dessas modalidades de cotas, a concorrência é grande e o empenho precisa ser o mesmo.

Portanto, a política de cotas tem se mostrado um importante instrumento para favorecer a redução do abismo racial. A longo prazo, movimentos e palestras em prol da aceitação do outro e do altruísmo também seriam válidas, visando a [à]redução desse abismo. Desse modo, busca-se obter uma sociedade mais justa.

Comentários do corretor


O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar problemas linguísticos. O grande problema é que o foco do tema foi deixado de lado para se falar de cotas. Cuidado com isso!

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200