O racismo no Brasil é cultural, popular e aceito como sina. Como liberta [libertar] uma sociedade das correntes invisíveis? O negro nesse país já nasce condenado pela cor. Que culpa alguém tem por suas origens? O preconceito é uma herança maldita passada de geração á [a] geração e infelizmente não tem cura.
E depois da vitória de uma loira, voltamos a ter uma Miss Brasil negra, finalmente! E Raissa é apenas a segunda negra coroada Miss Brasil Universo em todos os tempos! A primeira (e única até então) foi Deise Nunes, em 1986; há exatos 30 anos. E assim escreveu a jornalista do site curiosidade, [sem vírgula] sobre a vitória da Miss Brasil 2016 [ponto final], precisava falar? Será que ninguém ver [vê] ? É por esse tipo de jornalismo que o racismo nunca acaba no país.
O teu cabelo não nega, mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega, mulata
Mulata, eu quero o teu amor.
Existe [Existem] versos mais racista [racistas] do que esses?Mulata é o título original da marcha composta pelos Irmãos Valença em 1929. [sem vírgula] E cantada por Lamartine Babo, [sem vírgula] (cantor e compositor nascido no Rio de Janeiro em 1904 [vírgula] além de ser considerado o rei do carnaval, ele escreveu todos os hinos dos clubes do futebol carioca.), [ponto final] desde que foi gravada até hoje, é cantada em todos os carnavais. [sem vírgula] Com a maior naturalidade do mundo.
Diante da evidências, fica claro que a mudança deve ser cultural e social. Já existe lei que pune o crime de racismo no Brasil, mas, [sem vírgula] deve ser mais severa, pois hoje é muito branda. Somos iguias [iguais], não importa como somos por fora, o importante é como somos por dentro. As escolas devem debater esse tema, [sem vírgula] para valorizar a honra, o caráter, a honestidade e todas as qualidades humanas. E a grande mídia deve repensar sua conduta nesse quesito que sempre exalta só os brancos. Esse país é o mais miscigenado do mundo. Devemos aceitar as diferenças, [sem vírgula] e jamais as indiferenças. Racismo é crime. A raça superior de verdade é aquela que respeita e promove a igualdade dos seres humanos.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, mas de maneira simplista, permanecendo no âmbito do senso comum. A linguagem utilizada, em alguns momentos, é muito próxima da coloquialidade. Além disso, é necessário atentar às regras de uso da vírgula para não comprometer a construção de sentidos do texto. Evite também colocar trechos em versos no texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |