Destruindo o racismo - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 09/12/2016

Status:

Corrigida
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O preconceito racial no Brasil deve ser combatido primeiramente nas próprias mídias nacionais e depois exterminado através [por meio] de uma ação social em todas as escolas do país, com o intuito de educar as crianças e jovens para não cometerem esse crime. Porém, isso só se tornará possível se todos começarem a refletir e a querer a mudar as suas atitudes em relação ao preconceito racial.

A discriminação contras os negros no país poderá ser encerrada, [sem vírgula] se um projeto de lei,  [sem vírgula] proibir às [as] mídias nacionais de utilizar de uma forma excessiva a imagem de qualquer indivíduo da cor em papeis, como em novelas ou filmes, como se eles fossem bobos, eternos serviçais, analfabetos ou ainda como bandidos. Isso de fato irá se caracterizar como um repressão contra a liberdade de expressão das mídias, mas a justiça e os demais devem entender que, para se fazer um filme ou uma telenovela,  [sem vírgula] utilizando-se os negros, eles não precisam personificarem sempre esses papeis.

Além desta [dessa] ação, o racismo também poderá ser neutralizado se uma grande mobilização social nas escolas de todo o país for posta em prática, com a finalidade de instruir crianças e jovens com materiais didáticos em forma de panfletos ou apostilas,  [sem vírgula] de que os negros não devem ser hostilizados,  [sem vírgula] só porque a cor deles é diferente das delas. Fora isso, o material deve apontar também que,  [sem vírgula] os negros têm uma vasta contribuição cultural em nosso país, seja elas em forma de danças, cânticos religiosos ou culinária  [vírgula] e que eles são indivíduos como qualquer um.

O Brasil tem tudo para combater o preconceito racial em toda a sua extensão, seja o coibindo nas mídias  [vírgula] ou [seja nas] nas escolas. Porém, isso só se tornará possível se todos começarem a refletir e a querer a mudar as suas atitudes em relação ao racismo, pois  [vírgula] caso contrario, de nada irá adiantar se cada pessoa não começar a se reeducar para eliminar de vez esse costume tão arcaico e errado.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são pouco inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas ligados ao mau uso da vírgula. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200