Com a abolição da escravidão pela lei Área, em 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, ficaram à mercê da sociedade, [ponto final]
A escravidão no Brasil deixou como legado a discriminação contra os negros e consequências que estes [eles] vivem na pele até os dias de hoje.
Os negros são as maiores vítimas de violência; o salário médio dos homens negros não chega à metade do que recebem os brancos; os negros ocupam cerca de 10% apenas das cadeiras da Câmara dos Deputados e menos de 4% das do Senado e representam apenas 38% dos brasileiros que frequentam as universidades.
Como os negros não tem [têm] condições de pagar seus estudos numa [em uma] escola particular - e o governo [Governo] não inverte [investe] em educação pública de qualidade - eles acabam ficando sem oportunidades de emprego e não conseguem se ascender socialmente, permanecendo, assim, em situação de pobreza.
Para diminuir as desigualdades entre negros e brancos [vírgula] é necessário investir em ações afirmativas, tais como as cotas para negros nas universidades. Em 2012, foi sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, a lei que estabelece que as universidades reservem metade de suas vagas a alunos que concluíram o ensino médio em escola pública, sendo que metade dessas vagas deve ser ocupada por negros e indígenas.
Outras ações afirmativas importantes são programas como Prouni e Fies, que facilitam o ingresso da população de baixa renda às universidades privadas.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, mas de maneira simplista e superficial. A proposta de intervenção apresentada já é algo que acontece. Além disso, há frases soltas e desconectadas de parágrafos, o que fere a estruturação do texto dissertativo-argumentativo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |