O racismo no Brasil - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 20/12/2016

Status:

Corrigida
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Com a abolição da escravidão pela lei Área, em 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, ficaram à mercê da sociedade, [ponto final]

A escravidão no Brasil deixou como legado a discriminação contra os negros e consequências que estes [eles] vivem na pele até os dias de hoje.


Os negros são as maiores vítimas de violência; o salário médio dos homens negros não chega à metade do que recebem os brancos; os negros ocupam cerca de 10% apenas das cadeiras da Câmara dos Deputados e menos de 4% das do Senado e representam apenas 38% dos brasileiros que frequentam as universidades.

Como os negros não tem [têm] condições de pagar seus estudos numa [em uma] escola particular - e o governo [Governo] não inverte [investe] em educação pública de qualidade - eles acabam ficando sem oportunidades de emprego e não conseguem se ascender socialmente, permanecendo, assim, em situação de pobreza.

Para diminuir as desigualdades entre negros e brancos  [vírgula]  é necessário investir em ações afirmativas, tais como as cotas para negros nas universidades. Em 2012, foi sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, a lei que estabelece que as universidades reservem metade de suas vagas a alunos que concluíram o ensino médio em escola pública, sendo que metade dessas vagas deve ser ocupada por negros e indígenas.

Outras ações afirmativas importantes são programas como Prouni e Fies, que facilitam o ingresso da população de baixa renda às universidades privadas.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto, mas de maneira simplista e superficial. A proposta de intervenção apresentada já é algo que acontece. Além disso, há frases soltas e desconectadas de parágrafos, o que fere a estruturação do texto dissertativo-argumentativo.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200