0 racismo é uma questão muito delicada e frequente no Brasil. A maioria dos brasileiros não sabe lidar com a diferença, por isso, cometem atos preconceituosos, pensam que a característica de uma pessoa influencia em seu caráter e na [a] forma como age.
O racismo vai muito além da mentalidade dos brasileiros, ele já vem da própria história do país, onde [em que] negros eram considerados e tratados como escravos pelos europeus que habitavam o Brasil na época da colonização, [ponto final] os indígenas também recebiam este tratamento preconceituoso e discriminatório.
Infelizmente, o histórico racista do país influenciou no [o] número alto de casos que vemos hoje. Muitos não sabem respeitar a diversidade, não só de raça, como também de gênero, opção sexual, religião e ?[vírgula] por isso, acabam criticando e até desrespeitando as pessoas que são "diferentes", cometendo assim preconceito e discriminação.
A questão do racismo é tão frequente que existe uma lei (Lei nº 7.716) que define como crime qualquer ação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Apesar disso, práticas discriminatórias continuam ocorrendo em alta escala, por isso, são necessárias providências para que a ação não seja tão frequente no país.
Uma das medidas que podem ser tomadas, é aumentar a punição para quem comete este tipo de crime, outra é oferecer mais apoio para quem denuncia ?[vírgula] pois ?[vírgula] muitas vezes, a pessoa tem receio de denunciar por acreditar que não receberá apoio. Além disso, algumas campanhas também podem ser lançadas nos principais meios de comunicação ?[vírgula] como televisão, jornais e revistas, incentivando a erradicação do racismo e de qualquer tipo de preconceito, mostrando que é uma ação criminosa.
É preciso que cada um tenha consciência da seriedade do assunto. Todos devem saber que é preciso respeitar o outro, não praticando atos de discriminação ao próximo. Se a população souber dos problemas que a discriminação causa, o número de casos do crime irá diminuir drasticamente.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |