Algumas pessoas possuem dificuldade de conviver com as diferenças e com os diferentes. Agem de maneira discriminatória e ofensiva contra aqueles que julgam inferiores. No Brasil o racismo baseado na cor da pele é uma herança ruim que deve ser combatida.
Desde os tempos de colônia os negros foram considerados inferiores[ponto final] capturados em tribos africanas [vírgula] eram vendidos e forçados ao trabalho escravo nas lavouras de cana e depois de café em solo brasileiro. Mesmo após anos de abolição [vírgula] o que vemos são menores salários, menor escolaridade e maior criminalidade entre os representantes desta [dessa] etnia.
É lamentável que em pleno século XXI ainda tenhamos casos de jogadores de futebol, jornalistas, cantoras e até filhas de atores sendo alvo de injúria racial. Precisamos ter cuidado para não cometermos erros do passado de outras sociedades [vírgula] como o “apartheid” sul africano [sul-africano] ou o nazismo alemão.
A sociedade precisa debater este [esse] assunto exaustivamente, pois o preconceito velado é mais difícil de ser eliminado. A vida moderna prevê competição que só será justa se os envolvidos tiverem as mesmas oportunidades, a mesma condição. As autoridades devem punir os intolerantes, pois o convívio em harmonia depende do respeito às diferenças.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e não há problemas de estruturação das ideias. Todavia, não há uma proposta de intervenção específica para o problema apresentado e poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |