Antigamente protegido por lei e atualmente um crime e mazela da sociedade humana, o racismo é por vezes ainda praticado. Diversas são as tentativas de erradicá-lo [vírgula] entretanto, tem estas funcionado e auxiliado para o combate cotra o recismo no Brasil?
O Brasil é um país com uma extensa e complexa missigenação [miscigenação], sendo formado por brancos, negros, asiáticos, índios [vírgula] entre outros, tornando comum ver, no dia a dia, indivíduos resultantes de tal mistura. Entretanto, mesmo com tais fatores, ainda é possível analizar [analisar] a existência daqueles que praticam a discriminação racial.
Por intermédio de programas sociais e de concientização da população, [sem vírgula] e principalmente de crianças, será possível ter, em um futuro próximo [vírgula] será possível ter uma sociedade onde haverão [haverá] baixíssimos casos e ocorrências de preconceitos raciais.
Concluindo, o racismo ainda é existente na socedade atual, contudo, é possível erradicá-lo. A consiêntização [conscientização] de que todos são seres humanos, não importando as origens, é a chave para garantir a mudança de visão em diversas pessoas.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e a abordagem do tema foi realizada de maneira simplista e superficial. Além disso, a proposta de intervenção deveria ter sido mais específica.
Amplie suas ideias, leia mais sobreo assunto e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua linha argumentativa.
- Frase destacada totalmente sem sentido.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |