Preconceito racial é uma herança colonial - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 23/12/2016

Status:

Corrigida
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Durante o período colonial no Brasil no [do] século XIX [XVI], os lusos escravizaram os índios e os negros, criando assim um enorme preconceito racial. [sem ponto final] E isso tem durado até os dias atuais. Acerca disso, dois aspectos podem ser observados: as diferenças sociais fruto [que resultaram] da escravidão e o preconceito e violência racial.

Segundo o cantor Bob Marley, enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho nos olhos [vírgula] haverá guerra, ou seja, à medida que a sociedade cultivar o preconceito racial, seja contra negros, [seja contra] pardos, indígenas [vírgula]  haverá violência, brigas, bullying, pois os brasileiros carregam esse preconceito português. Além disso, pelo fato da [de a] escravidão ter ocorrido no Brasil [vírgula]  dificulta ainda mais a inclusão do negro em sociedade mesmo nos dias atuais, como nas escolas de alto porte trabalhos tudo por conta dos reflexos da escravidão que deixaram os negros em desvantagem social se comparados aos brancos.

Como nos lembra o filósofo Jean Paul Sartre [vírgula] a violência, seja qual for a forma que ela se manifesta [vírgula]  é sempre uma derrota. Seja física, [seja] psicológica é banal e imoral, pois as pessoas que praticam esses atos sempre julgam os outros por sua aparência, cor da pele, cabelo, corpo e essas pessoas que são alvo desse tipo de violência tendem a se tornar agressivas, depressivas.

Logo, como nos lembra o pastor Martin Luther King, toda hora é hora de fazer o que é certo, ou seja, é hora da [de a] sociedade abandonar esse pensamento luso. Isso seria possível com a ajuda das escolas e dos pais de crianças e adolescentes [ponto final] ademais, cabe aos pais ensinar aos seus filhos que somos todos iguais,e a escola poderia organizar debates contra o preconceito racial e atividades abordando diversos assuntos sobre miscigenação brasileira.Além disso, o Governo Federal deveria propor propagandas televisivas contra a violência e o preconceito racial. [sem ponto final] A fim de melhorar a convivência entre os povos brasileiros.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias em virtude do mau uso dos sinais de pontuação. A frase destaca em vermelho está sem sentido porque foi mal construída.

Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa e validar sua tese.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200