O racismo no Brasil tem se tornado um problema desde a sua colonização e [vírgula] embora nosso país seja uma nação de pluralidades étnicas, ainda hoje temos que conviver com esse problema.
Pode-se afirmar que um dos causadores do racismo no Brasil é o legado histórico deixado pela sua colonização. Quando colonizados [colonizado] pelos portugueses, o Brasil usou muito a mão de obra escrava [vírgula] que no começo era composta de índios e negros [vírgula] mas, depois [vírgula] passou inteiramente a ser composta de negros. Esse fato criou o conceito de que o negro é inferior ao branco e fez com que esse conceito se instalasse na cultura brasileira e se perpetuasse até os dias de hoje.
Outro fator que contribuiu para o surgimento do racismo no Brasil foi a maneira errada com que o negro foi inserido na sociedade logo após a abolição da escravidão. Praticamente toda a população escrava não era alfabetizada e [vírgula] mesmo após adquirirem a liberdade [vírgula] não tiveram oportunidade de escolarização. Essa falta de escolaridade fez com que os negros se submetessem a trabalhos e salários muito inferiores aos dos brancos escolarizados [vírgula] provocando [vírgula] assim, a disseminação da pobreza entre a comunidade de ex-escravos. Tal fato fez com que a ideia de o negro ser inferior ao branco crescesse ainda mais [vírgula] alimentando assim o racismo.
É muito difícil combater totalmente o racismo no Brasil, mas é extremamente possível diminuir drasticamente sua ocorrência através [por meio] de programas de conscientização nas escolas e nas mídias sociais dizendo que o negro não era escravizado por ser inferior ao branco e que a escravidão foi um problema gravíssimo de violação dos direitos humanos.Também é necessário criar mais ações afirmativas [vírgula] como por exemplo, expandir [como expandir] o programa de cotas que já existe nas universidades públicas para outras esferas da sociedade [vírgula] amenizando [vírgula] assim, os erros cometidos no passado.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
O que faltou?
- Uso correto da vírgula;
- Extrapolar o senso comum por meio de uma linha argumentativa original e bem embasada.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |