A palavra racismo vem da crença de que uma raça é superior a [à] outra, [ponto final] esse preconceito está enraizado não só no Brasil, mas no mundo como um todo e tem como princípio global a escravidão. E mesmo depois de tanto sofrimento e luta, aproximar a realidade de negros e brancos ainda soa [como um] enorme desafio.
Em primeiro lugar [vírgula] é importante ressaltar que leis já foram feitas e vem [vêm]surtindo efeitos benéficos na sociedade. Muitos tem [têm] sido os direitos conquistados por essas pessoas, sempre vistas marginalizadas e cada vez mais imperativo de que todos tem [têm] seus direitos assegurados, no entanto [vírgula] a erradicação total desse mal ainda parece distante.
Se engana [Engana-se] quem pensa que preconceito racial se restringe a negros, inúmeras raças sofrem a mesma criminalização, como os asiáticos, latinos e povos árabes. O cinema e tv norte americana [TV norte-americana] explicita isso de maneira veemente, [ponto final] as raças citadas são expostas como terroristas, narcotraficantes, contrabandistas, enfim [vírgula] os vilões em geral e os arianos são sempre os heróis, bons moços, salvadores. [vírgula] Fator que influencia diretamente na intolerância.
Sendo assim, há solução para essa triste realidade? Tem de haver, uma vez que o problema é tão maléfico. Para isso [vírgula] é cabível uma ampliação das leis já existentes [vírgula] além de mais rigor em sua fiscalização e punição. Outra medida seria políticas educacionais que mostrem desde as series [séries] mais baixas o que é igualdade e respeito. [sem vírgula] Mostrando que preconceito não é mal entendido
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas de maneira superficial e simplista, não se sobressaindo ao senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua capacidade argumentativa e realize no texto um um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |