O Racismo [racismo] é uma questão cultural, [sem vírgula] ou a falta de cultura. [sem vírgula] Porque uma pessoa culta jamais vai odiar alguém por causa de atributos físicos, [ponto final] não se sabe quando ele [o racismo] começou, mas, [sem vírgula] ele existe e é presente em toda parte do mundo. No Brasil [sem vírgula] o preconceito é maior se for associado a [à] pobreza. Aqui nesse país toda minoria é atingida pelo racismo e preconceito.
Os negros são os mais penalizados pelo racismo brasileiro, [ponto final] como uma pessoa pode ser feliz se já nasce penalizada? Quem disse que uma raça é melhor que a outra? Quem deu esse direito ao homem de se achar melhor que o outro? Ninguém! Só uma pessoa muito cheia de complexo de inferioridade pode pensar assim. Somos iguais, somos irmãos e devemos viver em harmonia.
Segundo a bíblia [Bíblia,] Deus criou o mundo e tudo o que há nele, e quem somos nós para contestar? No mar existem milhões de tipos de peixes, mas,[sem vírgula] todos peixes. Já pensou se só fosse [fossem] de um tipo? Também existe uma infinidade de espécies de flores, [sem vírgula] já pensou se só houvesse uma? Assim são os seres humanos, diferentes [sem vírgula] mas todos humanos. Todos têm o direito sagrado de viver, [sem vírgula] em paz com suas diferenças e igualdades.
É evidente que o racismo é uma consequência equivocada de civilizações sem amor. Jesus disse, [disse:] ama o próximo como a ti mesmo. Ele não falou para amar só o que tu achas belo. Só o inteligente, só o educado e etc., e sim o próximo. Essa situação só será mudada, [sem vírgula] quando o amor for a regra [vírgula] e não a exceção. Quem foi programado para odiar, [sem vírgula] pode ser reprogramado á [a] amar. Não são as leis, punições e prisões que, [sem vírgula] exterminarão o racismo no mundo. É o diálogo, a reflexão, o respeito e a igualdade. Sem esses valores tudo sempre continuará igual. A semente deve ser plantada na criança. [vírgula] Porque o homem racista já criou raiz. Ás [Às] vezes o homem encontra o seu destino, [sem vírgula] no atalho que pegou para evitá-lo.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas ligados à pontuação que prejudicaram o texto.
Além disso, é válido dizer que é bom evitar argumentos de cunho religioso.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |