A ministra [Ministra] da Igualdade Racial afirmou: - Quanto mais se nega a existência do racismo no Brasil, mais esse racismo se propaga. Todos os veículos de comunicação com regularidade publicam matérias sobre o negro no Brasil, mas sua grande maioria informa o lado negativo: o negro ladrão, pobre e analfabeto. Apenas ações isoladas de promoção ao negro não bastam [vírgula] é preciso tornar comum o negro em todo e qualquer veículo de comunicação.
Recentemente o filho da funkeira Tati Quebra Barraco foi morto em uma ação policial contra traficantes em um dos morros do Rio de Janeiro. A cantora emocionada por conta do luto disse: “ A PM tirou meu filho”. Ela também foi alvo de injúria racial pela internet. Os casos negativos são regulares na Tv e, onde [TV, mas onde] aparecem as coisas como arranjou um bom emprego e conseguiu boas conquistas? Para melhorar a estima do negro [vírgula] as mídias devem publicar mais notícias positivas sobre o negro.
No Brasil há uma escala racista: quanto mais branco, menos perseguição para o negro. A tonalidade da cor de pele é decisivo [decisiva] para o sucesso de quase-branco. A jornalista Maria Julia (Maju) disse: estou cursando mestrado em filosofia política; um colega disse: se fosse loira seria um fenômeno. Nas entrelinhas: pinte o cabelo que seu sucesso aumenta. Devemos nos conscientizar que até nas brincadeiras há o preconceito.
Estabelecendo uma ligação entre a Ministra da Igualdade Racial e as mídias: impressas, digitais e televisivas para estimular as notícias positivas sobre o negro, notícias trágicas devem ter a apresentação que merecem. A união do ministério com as mídias na promoção da educação e combate ao racismo, [sem vírgula] vão [irá] ensinar o respeito e conscientizar sobre brincadeiras do negro para eliminar atos racistas.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de organização das ideias. Procure fugir do senso comum, isto é, daquilo que todo mundo diz sobre a questão. Além disso, desenvolva seus argumentos para abordar as inúmeras possibilidades do recorte temático.
- A frase destacada em azul não faz sentido. Você deveria ter explicado melhor.
- Coisas: evite linguagem própria da informalidade.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |