Racismo, para que nos trás [traz] lembrança da época da colonização do Brasil, tendo assim um grupo com visões etnocêntricas, pois se achava superior aos demais tanto culturalmente como moralmente [moral] e eticamente. Apesar de nossa sociedade ter evoluído culturalmente, a ponto de reconhecer que os negros na época de colonização sofrerão [sofreram] atrocidades desumanas, pode-se ver ainda resquícios da intolerância de séculos atrás.
Um exemplo de racismo que podemos ver atualmente são [é] no modo em que os negros são tratados em relação aos empregos. [vírgula] Pois, tanto em empresas privadas como públicas, ver-se [vê-se] só brancos, tendo o negro quando buscam [busca] empregos poucas oportunidades, [ponto final] com isso [vírgula] começaram a delinquir para dar subsistência para suas famílias. O governo, atento a essa disparidade, buscou amenizar essa questão de formar [forma] a ensejar o principio isonômico, nisso criou-se ou [o] programa de cotas, tantos pra concursos públicos como pra [para] ingresso nas faculdades.
Deve-se colar como ênfase também,[sem vírgula] o modo que os negros são tratados quando entram em alguma loja para realizar alguma compra, pois logo quando adentram no estabelecimento são logo aclamados como delinquentes. Pode-se enunciar um caso que ocorreu em Montes Claros. Um negro entrou em uma loja de jóias para efetivar um compra, contudo [vírgula] quando estava observando os objetos preciosos, veio a ser abordados pelos policias [policiais] . Logo depois ficou sabendo que foram os vendedores que chamaram a policia, [vírgula] por achar [acharem] que era um bandido por causa de sua cor. Podemos concluir então que [vírgula] mesmo evoluindo de formar a busca uma sociedade igualitária, ainda nos deparamos com visões etnocêntricas.
Portanto, para [que] possamos extinguir o racismo tanto de nossa visão quanto do nosso vocabulário, faz-se necessário, programas [são necessários programas] governamentais, [sem vírgula] incentivando palestra [vírgula] mostrando para o jovem a historia [história] desse povo guerreiro, com isso iremos estar endoculturando o jovem de formar a tratar com respeito o próximo.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos.
- O primeiro trecho destacado está sem sentido e foi mal construído;
- A segunda frase destacada é preconceituosa: nem todo negro recorre ao crime;
- A terceira frase destacada é uma generalização.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |