Temos ainda presente no Brasil as marcas de uma cultura tradicionalmente racista. O racismo é crime inafiançável previsto no código penal [Código Penal,] e a nossa Carta magna, a constituição [Constituição], abomina quaisquer práticas de preconceito, discriminação e racismo.
Em primeiro lugar [vírgula] é evidente que a base de uma sociedade é a sua educação e ?[vírgula] por isso ?[vírgula] não há meio mais eficaz de combater o desrespeito as [às] diferenças socioculturais de credos e cores do que por ela. Em segundo plano ?[vírgula] com tantos meios de comunicação para veicular todos os tipo de informações, nada melhor para combater as diferenças do que por meio da publicidade. Seja ela [publicidade, que pode ser] disseminada pelos rádios, televisões, outdoors etc. Em terceiro aspecto, racismo é crime. ?[vírgula] E há um certo ditado proferido por Cesare Beccaria, renomado Jurista Italiano [e] também expoente do iluminismo ?[vírgula] que diz: " não é a intensidade da pena que evita o crime, todavia a certeza do castigo.
O racismo é crime inafiançável, porém aqui no Brasil não é levado a sério. Os advogados dos verdadeiros criminosos encontram brechas na lei e se apropriam de falácias para perpetuar a impunidade. Então é evidente que sobretudo para o combate ao racismo é preciso cumprir as leis expressas no código penal e punir assim os criminosos. Até porque as consequências da ausência de, ?[sem vírgula] cortesia e apreço são devastadoras. E Entre elas temos a desonra, o bullying ?[vírgula] que por sua vez levam a outras tragédias como suicídios, assassinatos..
Racismo é crime e gera tremendas consequências. A melhor forma de combatê-lo não é outra, se não, ?[vírgula] por meio da educação, publicidade e da punição. E é justamente por meio do respeito as [às] diferenças que alcançaremos o tão estimado progresso.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |