Com o decorrer do tempo,o racismo ainda mostra-se [se mostra] presente no Brasil, [sem vírgula] e representa um fator negativo acerca da grande quantidade de grupos que não estão inclusos em profissões bem remuneradas,com as chances de ascensão social afetadas.
O racismo concerne a todo o tipo de preconceito, [sem vírgula] e [vírgula] em alguns casos [vírgula] é implícito,pois mesmo com algumas leis em vigor,ainda é muito presente e pode nem ser notado.Como algumas das consequências,o racismo contribui para a formação de uma relação de hierarquização entre os grupos étnicos;causa desigualdades e dominações,justamente pelo fato de haver uma relação de superioridade por quem pratica o ato.
O Brasil é composto por raças distintas,culturas variadas e mistura de povos,que [vírgula] infelizmente,não têm as mesmas condições,oportunidades e privilégios.Com o uso incorreto da internet e outras redes de acesso público,através [por meio] de informações que discriminam e exprimam preconceitos,uma série de pessoas tornam-se vítimas do racismo.Simultaneamente,este [esse] veículo que facilita a comunicação e aproximação das pessoas é tão poderoso que,se usado da maneira correta,pode mobilizar grande massa populacional a respeito do problema citado anteriormente.
Alguns passos foram dados em relação à entrada de pessoas vítimas de preconceitos nas universidades públicas,com cotas que reservam vagas para os menos privilegiados;não para mostrar que eles têm menos capacidade,mas para tentar desconstruir os preconceitos e compensar os direitos que lhes foram privados no passado.
Em sequência,cumpre ao governo, [sem vírgula] ampliar as leis de combate a todo o tipo de preconceito,seja por cor,raça,etnia ou grupo social;investir em educação de qualidade, com o desafio de formar alunos informados e conscientizados acerca das ideologias racistas; e em políticas públicas que privilegiem a todos os cidadãos,sem restrições.Necessita-se de medidas severas,punições,que acabem com todo e qualquer tipo de discriminação.A oferta de oportunidades para indivíduos que são privados dos seus direitos por conta das suas diferenças raciais, [sem vírgula] não vai melhorar a situação,mas irá colaborar com a inserção destas [dessas] pessoas no mercado de trabalho e em profissões de boa remuneração,em que [nas quais] representam a minoria.É imprescindível que haja uma conscientização geral de que a cor da pele não faz ninguém inferior ou superior,nem muito menos determina as capacidades físicas e racionais dos indivíduos.Cabe aos pais ensinarem os seus filhos desde a infância a respeitarem as diferenças, [sem vírgula] para que possam reproduzir o aprendizado com bons frutos,possibilitando um futuro próspero em que as desigualdades e o racismo sejam erradicados.
Comentários do corretor
bom: O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Além disso, atente à extensão do seu texto. Atente ao número de linhas estabelecido.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |