Talvez derivado do pensamento de que a espécie humana é dividida em várias raças, o racismo impregnou [impregnou-se] na sociedade mundial. No Brasil não foi ou é diferente, já que desde seu descobrimento, [sem vírgula] implantaram-se por aqui estes [esses] preconceitos, quando na verdade não existem raças humanas (ao menos nos estudos biológicos), que esses conceitos são adotados [sendo esse conceito adotado] apenas no âmbito social.
No Brasil, tudo começou desde o seu descobrimento, quando logo após, ?[sem vírgula] a Coroa Portuguesa passou a explorar as novas terras e ?[vírgula] para isso, fez-se necessário o tráfico negreiro, implantando assim em nosso país uma “raça” que servia apenas para trabalhar. Desde aqueles anos eram explorados, chicoteados, condenados a viver em meio às mazelas e a [à] opressão. Mesmo com a abolição da escravatura, e como nada foi feito para mudar a realidade, o dilema continuou. Viram-se obrigados a se submeterem [submeter à] a exploração de seus senhores diante da tamanha desigualdade que os assolavam.
Atualmente isso vem mudando, mesmo que a passos lentos. Temos leis que condenam e punem quem pratica crimes raciais, mesmo que timidamente, visto que são leis que às vezes não saem do papel, têm penas que não condizem com a gravidade da condenação e ?[vírgula] consequentemente ?[vírgula] muitos nem denunciam os crimes sofridos. Temos também hoje a democracia racial, que através [por meio] de ações afirmativas vêm [vem] fazendo a inserção dessas pessoas na sociedade e consequentemente minimizando a desigualdade que há. Um exemplo são as cotas raciais com vistas a dar oportunidades aos jovens negros a entrarem na faculdade e daí surgirem para o mercado de trabalho.
Diante disso, podemos ver que o combate ao racismo no Brasil vem acontecendo lentamente. Mas é preciso seguir e investir para conseguir maiores êxitos futuramente. Que os governantes do nosso país e também as organizações de um modo geral continuem com as políticas de inclusão, revejam as leis e abrande-as onde for necessário e use toda a mídia a seu favor para ajudar nesse combate. E que a sociedade abrace essa causa, inclusive aqueles preconceituosos, que abram seus corações e vejam que somos todos irmãos, independente [independentemente] de “raça”, enfim, independente [independentemente] de tudo aquilo que nos separa em meio à sociedade.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Além disso, atente à extensão do seu texto. Atente ao número de linhas estabelecido.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |