Há anos no Brasil, [sem vírgula] os negros são vistos como uma classe inferior, desde a escravidão, os negros eram submetidos a [à] ofensa, [sem vírgula] e a vários tipos de tortura para satisfazer a vontade dos branco [brancos.], mesmo com fim da escravidão, [sem vírgula] e obtendo a liberdade, ainda sim eram obrigados a trabalhar para os brancos, pois não tiveram estudos e passaram a vida no trabalho braçal, encontrando como alternativa servir os brancos.
O Racismo no Brasil é diferente em [do que ocorre em] outros países [sem vírgula] como Estados Unidos, África do Sul [sem vírgula] onde de fato o racismo é notório, onde houve a segregação das raças branca e negra, porém é visto a todo o momento, nas escolas, na entrevista de emprego, nas ruas, [sem vírgula] a discriminação, os desrespeitos com os negros.
Para combater o racismo [sem vírgula] é preciso que a lei se cumpra, pune [puna] os culpados, tenha educação básica, levar para as crianças que todos são iguais, que a cor da pele não se faz o caráter de ninguém, nas propagandas, novelas, ter o negro como protagonista, valorizando-o, nos manequim das lojas haver o branco e o negro, brinquedos também das duas cores, só assim mostrar que o negro é igual ao branco, e que o branco é igual ao negro, pode-se se ter uma sociedade mais consciente e respeitadora.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias.
O trecho destacado está totalmente sem sentido em virtude da má articulação das ideias. Seria necessário reconstrui-lo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |