o racismo - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 29/12/2016

Status:

Corrigida
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O racismo aos negros no Brasil vem desde a colonização,onde [quandoos negros eram escravizados, [sem vírgula] e trocados como objetos,[sem vírgula] e viviam em condições precárias.Mas a escravidão foi abolida pela princesa Isabel.

Mesmo a escravidão sendo abolida em 1888,o preconceito contra a cor da pele continua ate [até] hoje, [ponto final] pessoas que acham a cor da pele faz diferençá [diferença]. O racismo em uma pessoa vem desde a criação, ouvindo os pais falando em cor de pele. Se for confirmado o racismo e provado, é crime afiançável [[inafiançável]

Por outro lado [vírgula] ainda ocorre [ocorrem]vários casos de preconceito, [ponto final] atualmente a filha do ator, Bruno Gagliasso, foi [sem vírgulas] vitima [vítima] de racismo nas redes sociais, onde [pois] um grupo de pessoas criou um perfil falso, difamando e fazendo piadas racista ao [racistas a] respeito da criança.

Como se vê, é difícil de acabar com o preconceito, [ponto final] se as autoridades competentes não criar [criarem] novas leis mais rigorosas, ou as instituições de ensino não fizer [fizerem] programas educativos contra o racismo, conscientizando as crianças desde pequenas, infelizmente vai ser difícil de um dia acabar com isso

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma simplista e superficial, e os argumentos estão pouco fundamentados. Ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua capacidade crítica e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200