O racismo aos negros no Brasil vem desde a colonização,onde [quando] os negros eram escravizados, [sem vírgula] e trocados como objetos,[sem vírgula] e viviam em condições precárias.Mas a escravidão foi abolida pela princesa Isabel.
Mesmo a escravidão sendo abolida em 1888,o preconceito contra a cor da pele continua ate [até] hoje, [ponto final] pessoas que acham a cor da pele faz diferençá [diferença]. O racismo em uma pessoa vem desde a criação, ouvindo os pais falando em cor de pele. Se for confirmado o racismo e provado, é crime afiançável [[inafiançável]
Por outro lado [vírgula] ainda ocorre [ocorrem]vários casos de preconceito, [ponto final] atualmente a filha do ator, Bruno Gagliasso, foi [sem vírgulas] vitima [vítima] de racismo nas redes sociais, onde [pois] um grupo de pessoas criou um perfil falso, difamando e fazendo piadas racista ao [racistas a] respeito da criança.
Como se vê, é difícil de acabar com o preconceito, [ponto final] se as autoridades competentes não criar [criarem] novas leis mais rigorosas, ou as instituições de ensino não fizer [fizerem] programas educativos contra o racismo, conscientizando as crianças desde pequenas, infelizmente vai ser difícil de um dia acabar com isso
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma simplista e superficial, e os argumentos estão pouco fundamentados. Ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua capacidade crítica e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |