Há algumas décadas, o cientista Albert Einstein afirmou que vivia em uma triste época, em que era mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Atualmente, com tantos casos de racismo noticiados pela mídia, percebe-se a persistência desse problema no Brasil.
O racismo pode acontecer nos mais diversos lugares, como nas escolas, no trabalho e nas redes sociais. Manifesta-se por meio de difamações, de segregação e até por atos violentos que atentem à [contra] integridade física. Prova disso é o fato da [de a] imprensa constantemente relatar casos como o da atriz Taís Araújo e o da jornalista Maria Júlia, alvos de comentários racistas nas redes sociais.
O Estado brasileiro possui diversas leis para coibir a discriminação racial. [vírgula] Contudo, essas regras não têm sido muito eficazes, pois o infrator pode encontrar formas de fugir da legislação e não ser punido. É necessário criar medidas de prevenção desse [para esse] problema.
Para isso, no meio escolar [vírgula] a convivência de crianças de diferentes raças e etnias deve ser estimulada e faz-se mister a promoção de palestras e campanhas de conscientização em todos os níveis de ensino, inclusive apresentando a importância do negro na sociedade e o seu legado cultural. Ademais, o Estado pode incentivar a indústria televisiva e cinematográfica a tratar esse tema, visando à reflexão dos espectadores. Dessa maneira, o filme “O sol é para todos” foi [é] um exemplo bem-sucedido, pois recebeu muitas premiações, como a do Oscar de melhor filme, por expor as mazelas da segregação racial de uma pequena cidade norte-americana.
Portanto, para se combater o racismo, não basta apenas legislar, mas principalmente civilizar a população com ações educativas nas mais diversas áreas, como a acadêmica e a de comunicação. Assim, esse problema será prevenido ao invés de [em vez de ser] somente corrigido, promovendo uma sociedade com menos preconceito e mais respeito.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Todavia, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar factualmente. Não permeneça no nível do senso comum, isto é, aquilo que todos dizem sobre algo. Assim sendo, poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |