A promulgação da Lei Aurea [Áurea] libertou a população negra de sua condição de escravo, porém, nos dias de hoje, ao que parece, essa condição ainda está bem presente na realidade dessa gente [vírgula] que é muito discriminada. A prática do racismo é muito grave, pois objetiva diminuir a condição de ser humano do indivíduo pelo simples fato de ele ser diferente em algum aspecto daquele que o pratica, seja na aparência [vírgula] ou na [seja na] descendência, esse ato cruel continua incutido no subconsciente da maioria dos brasileiros.
Os negros e pardos são as maiores vítimas de racismo no Brasil. A criança dessa etnia, na maioria das vezes, nasce em um lar muito pobre, estuda nas piores escolas e não recebe nenhum tipo de incentivo para mudar sua realidade social e psicológica, ou seja, é criada para estudar pouco e trabalhar nos empregos menos remunerados e [vírgula] assim, essa criança cresce, tem filhos e esse ciclo continua.
Muitas pessoas dizem que os negros não se esforçam e se fazem de vítimas, porém, aqueles que tentam sair de sua situação, [sem vírgula]encontram muitas barreiras pelo fato de sua cor de pele, por exemplo, não ser adequada para representar uma empresa, [sem vírgula] ou [vírgula] ainda, para negociar com clientes. Há ainda os que dizem que os negros cometem racismo reverso contra brancos, mas racismo reverso não existe, pois o racismo é uma opressão de uma sociedade superior [que se diz superior] que rebaixa os que consideram inferiores. A população negra não tem essa superioridade para oprimir um cidadão branco.
O negro, para ser reconhecido profissionalmente, precisa estar acima da média, caso contrário, na maioria das vezes [vírgula] será inferiorizado. Hoje em dia, a situação modificou um pouco, pois [vírgula] com a abertura de cotas nas universidades públicas e em concursos públicos, há o ingresso dessas pessoas em empregos melhores. A abertura de cotas gera polêmica porque muitos afirmam que elas deveriam ser destinadas aos pobres. Porém, é notório que o cidadão negro é o maior discriminado, pelo simples fato de ter sua pele escura, [sem vírgula] e [vírgula] assim, como preceitua nosso Direito, que afirma que todos devem ser tratados com igualdade, na medida de suas desigualdades, o caso das cotas, [sem vírgula] enquadra-se perfeitamente, pois uma pessoa pobre da raça branca pode deixar de ser pobre, já o negro sempre será negro.
O governo deve manter essas cotas e estendê-las também,[sem vírgula] à iniciativa privada, mas deveria melhorar as escolas públicas para que todo aluno tivesse igualdade de condições para concorrer em igualdade com os que estudam em colégios particulares. Com a melhoria do ensino público, o percentual destinado às cotas poderia ser reduzido e, futuramente, até extinto e [vírgula] assim [vírgula]o negro aos poucos, [sem vírgula] conseguirá conquistar um lugar digno na sociedade.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de construção das ideias.
- Evite períodos longos e atente às regras de uso dos sinais de pontuação;
- Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa;
- As frases destacadas em vermelho foram mal construídas e sugerem, da forma como estão, ideias preconceituosas.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |