O racismo no Brasil é um problema que deve ser combatido tanto pela sociedade como pelo governo. A herança histórica de escravidão, segregação racial e racismo, principalmente contra a população negra, deixa sequelas que são notadas até os dias atuais, evidenciando o fracasso da sociedade em alcançar uma democracia racial que colocasse o negro em condição indiferenciada aos demais.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o negro ainda é preso a novas formas de exploração que o impede [impedem] de ascender a uma condição melhor de vida. A marginalização e o preconceito refletem as [refletem-se] taxas de analfabetismo, de criminalidade e de mortalidade dos negros.
Em segundo lugar, vale lembrar que a lei brasileira define como crime atos de preconceito de raça ou de cor, [sem vírgula] e até de religião. No entanto, são comuns casos de discriminação no dia a dia, como o caso da jornalista da Globo que recebeu mensagens de racismo nas redes sociais.
Sendo assim, é necessário que o governo atue em conjunto com a sociedade e com a iniciativa privada, seja promovendo ações afirmativas para corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, oferecendo igualdade de oportunidade e combatendo o preconceito e o racismo, seja punindo com maior rigor os crimes resultantes de discriminação.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Não copie trechos da coletânea (destacado em azul), apresente uma proposta de intervenção mais específica e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |