Trabalhando contra o racismo no presente para livrar-se dele no futuro - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 21/12/2016

Status:

Corrigida
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O racismo pode ser definido como um ato preconceituoso de uma pessoa em relação a [à] outra por causa de sua determinada raça, cor, cultura, entre outras coisas. Desde a chegada dos portugueses e sua colonização aqui no Brasil, encontramos os primeiros índices de racismo e escravidão para com a população indígena que aqui foi encontrada. Porém, do século XV para o XXI  [vírgula]  espera-se [esperava-se] a mudança dessa situação, não só para os índios, mas também para todos os tipos de pessoas; mas será que atualmente, depois de tantas lutas pela liberdade e igualdade, somos uma pátria acolhedora e livre do racismo?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta ainda é: não. Isso porque ouvimos notícias sobre tal preconceito,  [sem vírgula]  ou então vemos e sofremos frequentemente no nosso cotidiano o racismo de várias formas, seja em uma entrevista de emprego que resultou em uma resposta negativa por conta da cor da pele do individuo, ou da [seja pela] sua forma de vida. O mesmo racismo ocorre  [vírgula] por exemplo, dentro de lugares públicos, como a escola, que possui métodos contra o preconceito ou o racismo através [por meio] dos projetos de combate ao bullying, Mas, mesmo [Mesmo com] com tais projetos  [vírgula]  estamos longe de alcançar uma igualdade limpa e sem vestígios do racismo, uma vez que,  [sem vírgula]  fomos "crescendo" em uma cultura cheia de diversidades, [sem vírgula]  e ao mesmo tempo preconceituosa, que sempre nos demonstrou uma certa crueldade principalmente para com as pessoas negras.

Aproveitando que estamos no século moderno e das tecnologias, devem ser feitos vídeos em prol da igualdade racial,  [sem vírgula]  e divulgá-los em redes sociais ou sites. Por exemplo, deveria ser feito um vídeo mostrando uma pessoa negra e outra branca, onde [em que] ambas fazem um pequeno furo no dedo para mostrar as outras pessoas preconceituosas que mesmo sendo negro, branco, amarelo, pardo, etc [etc.], o sangue que sairá sempre será vermelho, ou seja, somos todos iguais,  [sem vírgula]  e não há motivos para tanto racismo e raiva de outra pessoa, se ela é igual a qualquer outra, independentemente de sua cor.

Além disso, deve-se incentivar as nossas crianças contra qualquer tipo de preconceito, pois ninguém nasce racista, mas sim se torna um,  [sem vírgula]  e  [vírgula] muitas das vezes, por influência da própria família. E com a internet que pode ser uma boa aliada, deve haver divulgações para o maior número de pessoas possível, que junto com o [juntamente ao] governo e as instituições de segurança, será criada [serão criadas] novas leis e maiores penas de prisão para qualquer tipo de preconceito racial. Fazendo coisas semelhantes, a época do racismo será apenas uma lembrança ruim que já não nos afetará mais.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de articulação das ideias, havendo muitos problemas ligados à pontuação.

Além disso, cuidado com a extensão do seu projeto de texto, respeitando o número de linhas delimitado.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200