Questão 11 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012
Para o Ministério do Meio Ambiente, o processo de desertificação gera uma perda de cinco bilhões de dólares por ano ao Brasil (cerca de 1% do Produto Interno Bruto) e já atinge gravemente 66 milhões de hectares no semiárido brasileiro e 15 milhões de pessoas em áreas do Bioma Cerrado e da Caatinga. No Brasil, 62% das áreas suscetíveis à desertificação estão em zonas originalmente ocupadas por caatinga, sendo que muitas já estão bastante alteradas.
(Fonte: Ministério do Meio Ambiente (2011). http://www.mma.gov.br/sitio/index.php. Acessado em 15/08/2011.)
Considerando o texto acima, responda:
a) O que é desertificação e quais são as suas causas?
b) Quais os impactos sociais associados à desertificação?
Respostas
a) O Processo de desertificação é um fenômeno que ocorre em um determinado solo, quando este é transformado em deserto (perda da fertilidade natural), através da ação humana ou processo natural. Os principais fatores podem ser o uso intensivo dos solos sem manejo adequado, excesso da pecuária extensiva, desmatamento da vegetação nativa, formas inapropriadas de irrigação e a atividade mineradora.
b) Os principais impactos socioeconômicos associados à desertificação são: O aumento da fome no mundo, o crescimento do índice de mortalidade e dos processos migratórios, desorganização dos locais que recebem os migrantes, diminuição da área cultivável e da produtividade do solo e o crescimento da pobreza.