Questão 02 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O tempo de viagem de qualquer entrada da Unicamp até a região central do campus é de apenas alguns minutos. Assim, a economia de tempo obtida, desrespeitando-se o limite de velocidade, é muito pequena, enquanto o risco de acidentes aumenta significativamente.

a) Considere que um ônibus de massa M = 9.000 kg, viajando a 80 km/h, colide na traseira de um carro de massa Ma = 1.000 kg que se encontrava parado. A colisão é inelástica, ou seja, carro e ônibus seguem grudados após a batida. Calcule a velocidade do conjunto logo após a colisão.

b) Além do excesso de velocidade, a falta de manutenção do veículo pode causar acidentes. Por exemplo, o desalinhamento das rodas faz com que o carro sofra a ação de uma força lateral. Considere um carro com um pneu dianteiro desalinhado de 3°, conforme a figura acima, gerando uma componente lateral da força de atrito FL em uma das rodas. Para um carro de massa Mb = 1.6000 kg, calcule o módulo da aceleração lateral do carro, sabendo que o módulo da força de atrito em cada roda vale Fat = 8.000 N. Dados: sen 3° = 0,05 e cos 3° = 0,99.

Respostas

a) Do Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento, vem:

b)