Questão 14 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Amazônia é uma das mais antigas periferias do sistema mundial capitalista. Seu povoamento e desenvolvimento se deram de acordo com o paradigma da economia de fronteira, significando, com isso, que o crescimento econômico é visto como linear e infinito, sendo imperativo sustar esse padrão baseado no uso predatório das suas riquezas naturais e do saber de suas populações tradicionais.

(Adaptado de Bertha K. Becker, “Geopolítica da Amazônia”. Estudos Avançados,19, nº 53, 2005, p. 72)

a) O que se pode entender por economia de fronteira?

b) Aponte dois exemplos de populações tradicionais na Amazônia.

Respostas

a) Pode-se entender como economia de fronteira as mais recentes áreas de ocupação e valorização econômica. No caso brasileiro, isto vem ocorrendo na Amazônia nas duas últimas décadas nos processos de atividades agropecuárias e mineração que acabam ocasionando graves impactos ambientais.

b) Dentre os povos tradicionais da Amazônia temos os Ribeirinhos, que residem nas proximidades dos rios e possuem a atividade pesqueira artesanal como principal atividade de subsistência e pequenos roçados. Podemos citar também os seringueiros que promovem a extração de látex e que periodicamente migram para regiões de matas de Terra Firme (movimentos de transumância) para a prática da extração da castanha. Além dos nativos indígenas.