Questão 20 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após uma competição, a análise da urina de alguns nadadores mostrou a presença de furosemida (um diurético), sendo que a sua presença na urina pode indicar um possível caso de doping. Para justificar a branda punição que os nadadores receberam, um médico emitiu uma declaração à imprensa sobre os resultados das análises das urinas. Os itens a e b abaixo mostram trechos adaptados dessa declaração.

a) Inicialmente o médico declarou: “Quando o atleta tenta esconder alguma coisa, ele usa diuréticos... A urina encontrada estava muito concentrada”. Levando-se em conta o contexto da questão e o conhecimento químico, estaria o médico referindo-se à concentração de furosemida na urina? Justifique.

b) O médico continuava sua declaração: “O pH estava bastante ácido nas quatro amostras de urina. Quando você usa substâncias dopantes....”. Levando-se em conta as outras informações do texto e considerando que esse trecho seja válido do ponto de vista químico, o que se pode inferir sobre o caráter ácido-base das substâncias dopantes? Justifique sua resposta utilizando as informações fornecidas pelo texto.

Respostas

a) Não, pois o uso de diuréticos como a furosemida ocasiona a diluição da urina, ou seja, uma diminuição da concentração da urina, contradizendo o exame, que caracterizou a amostra como muito concentrada.

b) Do ponto de vista químico, a substância dopante tem caráter básico, pois de acordo com o trecho, como as amostras tinham um pH ácido, pode-se usar esse resultado para justificar uma punição branda para os nadadores.