Questão 14 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A planta de um cômodo que tem 2,7 m de altura é mostrada abaixo.

a) Por norma, em cômodos residenciais com área superior a 6 m², deve-se instalar uma tomada para cada 5 m ou fração (de 5 m) de perímetro de parede, incluindo a largura da porta. Determine o número mínimo de tomadas do cômodo representado ao lado e o espaçamento entre as tomadas, supondo que elas serão distribuídas uniformemente pelo perímetro do cômodo.

b) Um eletricista deseja instalar um fio para conectar uma lâmpada, localizada no centro do teto do cômodo, ao interruptor, situado a 1,0 m do chão, e a 1,0 m do canto do cômodo, como está indicado na figura. Supondo que o fio subirá verticalmente pela parede, e desprezando a espessura da parede e do teto, determine o comprimento mínimo de fio necessário para conectar o interruptor à lâmpada.

Respostas

a) Observe que a palavra “fração” no enunciado dá a entender que o espaçamento entre as tomadas, medido ao longo das paredes, deve ser no máximo igual a 5m. Logo, como queremos o número mínimo de tomadas, concluímos que esse número é 3, com espaçamento entre elas de 10,8 / 3 = 3,6m.

b) Pela figura:

Com isso, o comprimento necessário de fio será 1,7m + 1,3m = 3m

a) Devem ser colocadas 3 tomadas com 3,6m de espaçamento.

b) Serão necessários 3m de fio.