Questão 9 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político.

(Adaptado de David Harvey, Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 79.).

a) Identifique uma característica política e uma cultural do processo de globalização.

b) Quais as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização?

Respostas

a) A globalização é a fase contemporânea da expansão mundial do capitalismo financeiro e monopolista. O vigor da globalização fica mais nítido na década de 90. Uma característica política é o enfraquecimento dos estados nacionais com uma crescente “deslegitimação” do poder administrativo e desvalorização da política local. Uma característica cultural é o processo de padronização de costumes de uma cultura dominante sobre as culturas e costumes regionais no mundo.

b) As principais críticas econômicas são: Um maior crescimento das disparidades econômicas regionais, principalmente nos países pobres ou aqueles que não conseguem uma maior integração socioeconômica, promovida pelo processo de globalização, o qual requer um maior equilíbrio de tecnologia e investimentos. Além disso, a globalização também traz desequilíbrios, defasagens, discriminações, muita instabilidade e custos sociais não só no movimento de inclusão, como, sobretudo, o de exclusão da economia global.