Em 16/01/2012 15h44

Questão 12 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Correções de Provas

Por Oficina do Estudante

Os trechos abaixo foram extraídos de Dom Casmurro, de Machado de Assis.


 

a) Como a narrativa de Bento Santiago pode ser relacionada com a afirmação de que a verossimilhança é “muita vez toda a verdade”?

b) Considerando essa relação, explicite o desafio que o segundo trecho propõe ao leitor.

Respostas

a) A história de triângulo amoroso, adultério e dúvida que permeia a obra “Dom Casmurro” é real e verossímil, característica típica do movimento Realista. A narrativa de Bento Santiago é construída num patamar mínimo, narrando os fatos essenciais para a história (ele se apaixonando por Capitu, quando conhecem Escobar e os fatos que se sucedem). Tal forma de narrar torna a história convincente e real, dizendo verdades, mas não necessariamente dizendo toda a verdade.

b) O segundo trecho fala sobre “preencher as lacunas da obra”, que se relaciona com a relação inicial da verossimilhança uma vez que não é dito tudo. O autor parece desejar que o leitor preencha as lacunas deixadas em seu texto (como fica evidente em “Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas”) e estabeleça relações de sentido não explícitas na obra, como a clássica dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES