Questão 10 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os trechos a seguir foram extraídos de Memórias de um sargento de milícias e Vidas secas, respectivamente.

a) Que semelhanças e diferenças podem ser apontadas entre o Major Vidigal, de Memórias de um sargento de milícias, e o soldado amarelo, de Vidas secas?

b) Como essas semelhanças e diferenças se relacionam com as características de cada uma das obras?

Respostas

a) Ambos representam uma instância do estado: a polícia. Através da polícia, o estado tenta fazer com que as leis sejam cumpridas e que os infratores sejam punidos, de modo que se estabeleça a ordem no país. Em memórias de um sargento de milícias, não há uma polícia organizada, estruturada, de modo que o Major Vidigal cumpre com a função de julgar ao mesmo tempo em que pune e, apesar de deter o poder, o Major não abusa do uso deste. Diferentemente do soldado amarelo que abusava de sua autoridade, quando portava a farda e a arma, podendo rir da ignorância e submissão de Fabiano, diante de um representante do estado.

b) A primeira obra, Memórias de um sargento de milícias, relata as aventuras de um anti-herói (Leonardinho) de maneira cômica. Ajuda a constituir, também, uma identidade nacional, através da figura de um malandro. Sendo assim, Major Vidigal aparece como coadjuvante representando somente uma das esferas da sociedade carioca da época. Já em Vidas secas, o soldado amarelo simboliza o estado que oprime aqueles que são castigados pela seca e é explorado pelos donos de terras no sertão, evidenciando a criticidade da obra de Graciliano Ramos à realidade social.