Questão 1 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Há notícias que são de interesse público e há notícias que são de interesse do público. Se a celebridade "x" está saindo com o ator "y", isso não tem nenhum interesse público. Mas, dependendo de quem sejam "x" e "y", é de enorme interesse do público, ou de um certo público (numeroso), pelo menos.
As decisões do Banco Central para conter a inflação têm óbvio interesse público. Mas quase não despertam interesse, a não ser dos entendidos.
O jornalismo transita entre essas duas exigências, desafiado a atender às demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada, de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses particulares.

(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha de São Paulo (versão on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)

a) A palavra público é empregada no texto ora como substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com passagens do próprio texto e apresente o critério que você utilizou para fazer a distinção.

b) Qual é, no texto, a diferença entre o que é chamado de interesse público e o que é chamado de interesse do público?

Respostas

a) A palavra “público” aparece tanto como substantivo e adjetivo no texto. Inicialmente como adjetivo em “interesse público” (linha um), uma vez que está caracterizando a palavra interesse (repare que a concordância de gênero e número é mantida). Logo em seguida, ele aparece como substantivo em “interesse do público”, pois está sendo o núcleo do adjunto adnominal “do público”. Tal fato pode ser observado, uma vez que a palavra está acompanhada pelo artigo “o” (de o público) e artigos sempre se ligam a substantivos.

b) Pode-se interpretar interesse público como algo que diz respeito e afeta a todos os membros de uma sociedade, todo o público. Já o interesse do público são assuntos que despertam interesse no público, nem sempre sendo importantes. Essa divisão fica clara quando diz que as decisões do Banco Central são de interesse público e a vida das celebridades é de interesse do público.