Questão 17 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um acidente comum ocorre com bastante frequência na cozinha. Uma panela com óleo quente para fritura é esquecida sobre a chama de um fogão e, por um procedimento errado no momento da fritura, um pequeno incêndio aparece na superfície do óleo. A boa prática de combate a incêndios recomenda que se desligue a chama do fogão e se tampe a panela com um pano molhado.

a) Levando-se em conta que o fogo é um fenômeno em que está presente uma reação química, como se justifica o uso do pano molhado, do ponto de vista químico?

b) Por outro lado, jogar água sobre a panela em chamas é uma prática totalmente desaconselhável. Descreva o que pode ocorrer nesse caso e justifique, levando em conta transformações físicas e propriedades de estado.

Respostas

a) O pano molhado tem a função de reduzir a temperatura da reação química e impedir o contato do gás oxigênio presente no ar, que é um comburente, com o óleo, o combustível, cessando assim o pequeno incêndio. Além disso, o pano molhado impede que ele também entre em combustão.

b) Ao se jogar água sobre a panela em chamas a água pode passar pelo processo de vaporização, que é a mudança do estado líquido para o estado gasoso, e ao passar por esse processo, o estado gasoso por ocupar um volume maior que o estado líquido pode espalhar o óleo, nosso combustível, podendo espalhar as chamas e provocar um acidente ainda mais sério.