Questão 8 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No dia 14 de dezembro de 1968, os leitores mais atentos do Jornal do Brasil puderam perceber que o jornal apresentava mudanças. Apesar do sol de dezembro, por exemplo, a previsão meteorológica anunciava no alto da primeira página, à esquerda: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. Pela primeira vez, no lugar dos editoriais, eram publicadas fotos: na maior, um lutador de judô, gigante, dominando um garoto. O título da foto: “Força hercúlea”.

(Adaptado de Zuenir Ventura,1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 288-289.)

a) Por que o Jornal do Brasil apresentava alterações no dia seguinte à edição do Ato Institucional 5 (AI-5), de 13/12/1968?

b) Que relação o jornal quis estabelecer entre o contexto político e a foto do lutador e o garoto?

Respostas

a) O motivo das alterações sofridas pelo referido jornal era o endurecimento do Regime Militar após o AI-5. Através deste decreto, o presidente da república tinha amplos poderes, entre eles o de perseguir e reprimir a oposição, decidir pelo estado de sítio, intervir nos municípios e estados, suspender direitos políticos, cassar políticos e, ainda, suas atitudes não eram submetidas pelo poder Judiciário. Desta forma, após este Ato Institucional, a repressão ampliou, assim como a censura, justificando a necessidade de alterações deste jornal, que temia ser perseguido pelos militares.

b) O jornal usou linguagem metefórica para representar a truculência e a força repressiva desproporcional do Ai-5 através do lutador de sumô ("gigante") diante da fragilidade de uma população estupefata e desprovida de mecanismos de defesa dos direitos individuais, representada por um garoto incapaz de reagir. Enfim, um Regime Militar baseado no monopólio da foça que se impunha repressivamente sobre o povo.