Em 24/01/2012 15h07

Questão 16 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Correções de Provas

Por Oficina do Estudante

Os esquemas I e II abaixo mostram as etapas da expressão gênica em dois organismos distintos, um procarioto e um eucarioto.

a) Indique, com justificativa, qual esquema se refere ao eucarioto. Em qual ou quais compartimentos celulares ocorrem as etapas indicadas por 1 e 2 no esquema I, e as etapas 3 e 5 do esquema II.

b) A remoção diferencial de íntrons do RNA mensageiro pode resultar na produção de diferentes peptídeos. Qual das etapas indicadas nos esquemas corresponde ao processo de remoção de íntrons? Explique por que a remoção diferencial de introns pode acarretar a produção de diferentes peptídeos.

Respostas

a) O esquema II é o que mostra a expressão gênica em eucariotos, pois o RNA tem seus íntrons removidos (4) para a formação do RNA maduro, formado apenas por éxons. No esquema I, as etapas 1 e 2 ocorrem no citoplasma. As etapas 3 e 5 do esquema II ocorrem, respectivamente, no núcleo e no citoplasma.

b) O processo 4 do esquema II representa a remoção de íntrons. A remoção preferencial dos íntrons leva a uma produção de diferentes sequências de RNAm. Cada um desses diferentes RNAm podem ser traduzidos em diferentes polipeptídeos.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES