Questão 5 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O texto abaixo é parte de uma campanha promovida pela ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas).

Surfamos a Internet, Nadamos em revistas

A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes.
E essas duas mídias estão crescendo.

Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet foi o fato de que a circulação de revistas aumentou nos últimos cinco anos. Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o Google existe há 12 anos. Durante esse período, o número de títulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mídia nova não substitui uma mídia que já existe. Uma mídia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando, ao oferecer uma experiência única.

É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de surfar.

(Adaptado de Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17.)

a) O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo. Exemplifique cada um desses usos com enunciados que aparecem no texto da campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido necessariamente figurado.

b) Que relação pode ser estabelecida entre o título da campanha e o trecho reproduzido a seguir? Como essa relação é sustentada dentro da campanha?

A Internet empolga. Revistas envolvem.
A Internet agarra. Revistas abraçam.
A Internet é passageira. Revistas são permanentes

Respostas

a) O verbo “surfar” aparece inicialmente como Transitivo Direto logo no título (surfamos a internet), uma vez que existe complemento para ele, no caso, a internet. Já na última frase do texto, ele aparece sendo intransitivo (É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de surfar), já que ele não é complementando, provando sua intransitividade. O sentido figurado do verbo vai aparecer no primeiro caso, porque usa o verbo surfar (que simboliza a prática do surfe) para indicar o uso da internet (além de haver o paralelo entre o surfe, que é realizado na superfície da água, com o nado, que é realizado dentro dela). No segundo não há sentido figurado. Existe somente uma analogia com diferentes atividades (nadar e surfar, ler na internet ou em revistas), remetendo ao que foi dito no texto (a concomitância das atividades).

b) A relação é estabelecida quando se faz o paralelo entre a o surfe na internet (que somente empolga, agarra e é passageiro) com o nado nas revistas (que envolvem, abraça e é permanente). Esse fato pode ser justificado de duas maneiras: a primeira é porque o surfe é feito na superfície da água e o nado que é feito dentro dela. A segunda, pois as revistas sempre nos envolveram e sempre nos envolverão, uma vez que ele apresenta dados que demonstram que, mesmo com o crescimento da internet, o hábito de ler revistas não para de crescer.