Questão 3 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Durante o século XVIII, a capitania de São Paulo sofreu grandes transformações territoriais e administrativas. Em 1709, nasceu a capitania de São Paulo e das Minas do ouro, abrangendo imenso território correspondente à quase totalidade das atuais regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, à exceção da então capitania do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Até 1748, sucessivos desmembramentos formaram as regiões de Minas, Santa Catarina, Rio Grande de São Pedro, Goiás e Mato Grosso. O novo capitão-general, mais conhecido como Morgado de Mateus, foi diretamente instruído pelo futuro Marquês de Pombal a ocupar-se da fronteira oeste ameaçada pelos espanhóis e a fomentar a produção de gêneros de exportação.

(Adaptado de Ana Paula Medicci, "São Paulo nos projetos de império", em Wilma Peres Costa e Cecília Helena de Oliveira, De um império a outro: formação do Brasil, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2007, p. 243.)

a) Cite duas atividades econômicas que sustentavam a capitania de São Paulo no século XVIII.

b) Considerando a política territorial na América Portuguesa nos séculos XVI e XVII, comente as mudanças significativas do século XVIII nesse aspecto.

Respostas

a) Em relação às atividades econômicas o aluno poderia citar:
- a pecuária (sobretudo de engorda de gado sulino) e criação de muares;
- a produção agrícola de subsistência (gêneros alimentares);
- o cultivo da cana-de-açúcar.

b) No século XVI e XVII, Portugal pretendeu, primeiramente, reforçar a ocupação do litoral, área mais vulnerável ao ataque de nações estrangeiras inimigas. Além disso, neste período, a política territorial preocupou-se com a ocupação da região Norte, devido às drogas do sertão e a região sulina, devido à pecuária. No século XVIII, ocorreu uma alteração, sobretudo devido a influência de Marquês de Pombal. Tentando reforçar o absolutismo e a economia portuguesa, Pombal deu menos importância à luta por território na região sulina e preocupou-se em fortalecer o domínio sob a região mineradora tentando uma maior centralização metropolitana. Para isso, extinguiu o Tratado de Madri (1850) e as capitanias hereditárias e intensificou o controle sobre a região aurífera, contribuindo para a interiorização da colônia.