Questão 15 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

“Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de Krakatoa riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia”.

(S. Winchester, Krakatoa – o dia em que o mundo explodiu. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, contracapa.)

a) Por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões? Por que as encostas de vulcões normalmente são densamente povoadas?

b) Por que a atividade vulcânica deste tipo de vulcão pode causar o resfriamento nas temperaturas médias em toda a Terra?

Respostas

a) A ocorrência de atividade vulcânica no sudeste da Ásia está relacionada à presença de áreas contatos e movimentações de placas tectônicas, neste caso o contato das placas Indo-Australiana e placa Euro - Asiática. Esta área pertence à região do círculo de fogo. As encostas são normalmente povoadas, pois são áreas de solos com grande fertilidade, originadas pelos derrames vulcânicos e assim atraindo populações para a prática agrícola.

b) A fuligem e os gases expelidos nas atividades vulcânicas bloqueiam a incidência de raios solares, causando a queda das temperaturas. Esse fenômeno pode ocorrer em escala global devido à dinâmica atmosférica.