Questão 2 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os enunciados abaixo são parte de uma peça publicitária que anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automóveis.

a) A menção à Organização Mundial da Saúde na peça publicitária é justificada pela apresentação de uma das características do produto anunciado. Qual é essa característica? Explique por que o modo como a característica é apresentada sustenta a referência à Organização Mundial da Saúde.

b) A peça publicitária apresenta duas orações com o verbo caber. Contraste essas orações quanto à organização sintática. Que efeito é produzido por meio delas?

Respostas

a) A característica citada é o fato de o carro andar mais e beber menos, uma vez que tais atitudes são associadas a hábitos de vida saudáveis e incentivados pela Organização Mundial da Saúde, o que faz com que ela aprove o carro.

b) Na primeira oração com o verbo caber (Ele cabe na sua vida), o sujeito “ele” (que se remete ao carro) pode se inserir facilmente no objeto indireto do verbo (sua vida), significando que é um carro que se adapta bem ao dono. Já na segunda oração (Sua vida cabe nele), o sujeito passa a ser “sua vida”, que pode ser inserida no objeto indireto (nele, remetendo ao carro), podendo significar que ele é um carro que atende a todas as necessidades de seu proprietário.