Questão 11 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A maior parte dos copinhos de café, copos de água e mamadeiras é feita de policarbonato com bisfenol A, substância que é liberada quando algum líquido quente é colocado nesses recipientes. O bisfenol A é um composto químico cuja estrutura molecular é muito semelhante à do hormônio estrógeno. A ingestão do bisfenol A pode resultar em alterações do ciclo menstrual e também causar alterações no amadurecimento sexual principalmente em adolescentes do sexo feminino.

a) Considerando a semelhança do bisfenol A com o estrógeno e a sua presença em adolescentes, explique como o bisfenol A poderia influenciar no amadurecimento sexual desses adolescentes e no espessamento do endométrio no início do ciclo menstrual.

b) Embora o amadurecimento sexual ocorra para meninos e meninas em torno dos 12 anos, no sexo feminino a divisão celular meiótica começa muito antes e pode durar décadas. Quando esse processo de divisão começa no sexo feminino e por que essa divisão pode ser tão longa?

Respostas

a) Adolescentes do sexo feminino expostas a altas concentrações de bisfenol apresentarão puberdade precoce, uma vez que o bisfenol se comporta como estrogênio no organismo, e, também, estimulando precocemente o espessamento do endométrio.

b) A ovogênese feminina começa na fase embrionária com a formação de ovócitos primários, sendo estacionada na prófase I da meiose. Quando a mulher entra na menarca (primeira menstruação), o ovócito I entra na fase de maturação e sai do ovário, estacionando na metáfase II da meiose. Caso ocorra fecundação na tuba uterina, terminará a meiose II. Dessa forma, a meiose começa antes mesmo de a mulher nascer, e deve durar até a menopausa.