Questão 13 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sob uma perspectiva histórica, a incidência de fogo nas matas remonta a mais de 22.000 A.P. (antes do presente). No final da última glaciação, antes da chegada do homem às Américas, o clima era seco e frio, os incêndios só ocorriam por causas naturais, sendo em geral causados por raios. Ao lado da chuva, propiciava-se o manejo natural do material combustível existente (...). A sedentarização do homem no território nacional levou à prática da queimada tipo “coivara” adotada pelos índios. Posteriormente, com a colonização, adotou-se também a prática das queimadas.

(Adaptado de Plano de Ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas: cerrado. Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2011, p.56.)

a) Quais as diferenças entre a coivara praticada pelo índio e o processo de queimada adotado pelo colonizador?

b) Quais os impactos decorrentes da queimada sistemática aos ecossistemas naturais e ao homem?

Respostas

a) A coivara indígena baseava-se na abertura prévia de clareiras na mata, sem derrubar as espécies arbóreas de maior porte, aplicando em seguida o fogo para transformar em cinza a vegetação rasteira e fertilizar o solo. A extensão da coivara era controlada e, ao contrário do que muitos afirmam, não contribuía consideravelmente para o desmatamento e eliminação da fauna. Por outro lado, o processo de queimada colocada em prática pelo colonizador visava varrer a terra com fogo de forma indiscriminada, provocando a eliminação de espécies animais e vegetais para o plantio monocultor voltado para exportação. Sendo que os colonizadores de um modo geral não permitiam que a mata de regenerasse, enquanto o índio costumava-se deslocar-se para outras áreas para dar a chance da mata voltar a florescer.

b) Queimadas recorrentes provocam, principalmente, a perda de biodiversidade e o empobrecimento do solo (aumento do processo de lixiviação). Como consequência, ocorre a diminuição das áreas agricultáveis, o que inviabiliza a subsistência do homem nas áreas afetadas e o aumento do processo migratório para outras regiões.