Questão 16 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O mundo chegou a sete bilhões de pessoas em 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo período geológico, o Antropoceno. As atividades humanas já seriam a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.

(Adaptado “O planeta dos humanos”. Revista Época, Especial População, 06/jun/2011, p. 87.)

a) Aponte duas explicações para a maior disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, situação nunca antes existente na história humana.

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, quais seriam os principais desafios para alimentar e dar conforto a todos os seres humanos?

Respostas

a) A maior disponibilidade de alimentos nestas décadas recentes está relacionada à modernização das técnicas agrícolas, como o uso de insumos e defensivos agrícolas, à mecanização, à correção de solos inférteis, maior uso da biotecnologia e à produção de sementes hibridas. Essas técnicas possibilitaram o aumento das áreas para as atividades agrícolas e uma maior produtividade.

b) Se considerarmos a sustentabilidade ambiental, os desafios estão relacionados ao desenvolvimento tecnológico que amplie a produtividade de alimentos em áreas pobres do continente Asiático e Africano (regiões tradicionalmente carentes em tecnologia e, por conseguinte, com maiores dificuldades para garantir o desenvolvimento sustentável, com a preservação de biomas naturais).