Questão 9 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um dos grupos mais numerosos de artrópodes, os insetos, passou a ocupar o ambiente terrestre. Algumas estruturas foram relevantes para que os insetos conquistassem a terra firme e ocupassem vários espaços do planeta, passando a ter importância ecológica e influência na economia.

a) Indique duas estruturas que possibilitaram a conquista do meio terrestre e explique por que elas foram importantes.

b) De que forma os insetos exercem influência ecológica e econômica?

Respostas

a) Duas estruturas que possibilitaram a conquista do ambiente terrestre pelos insetos foram:

1) exoesqueleto de quitina, eficiente proteção contra a perda excessiva de água e também envoltório protetor contra choques mecânicos.

2) apêndices articulados, como patas, asas, antenas entre outros, constituindo vários tipos de estruturas capazes de desempenhar uma diversidade de funções relacionadas à exploração e locomoção eficiente no meio terrestre.

b) Muitas espécies de insetos constituem as chamadas “pragas” pelos agricultores, pois podem dizimar plantações, causando prejuízo econômico. A produção de mel, pelas abelhas, também é um exemplo da importância econômica destes animais.
Ecologicamente, os insetos são fundamentais nos ecossistemas, pois são a fonte de alimento para muitos organismos nas teias alimentares. Atuam também como agentes polinizadores, viabilizando a reprodução sexuada de muitas espécies de vegetais.