Questão 6 - 2º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)

a) Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.

b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.

Respostas

a) No início do século XX, a Rússia era um país atrasado em relação à maioria dos países europeus liberais e industrializados. Esse atraso estava presente no campo político, com o absolutismo do Czar, no econômico, com a base rural e com manchas de industrialização em algumas cidades, e no social, em que a maioria da população era analfabeta e sofria exploração no campo e nas fábricas das cidades. Assim, a Rússia possuía grandes problemas estruturais e, com isso, não estava preparada para um conflito da amplitude da Primeira Guerra. Este conflito, em que o Império Russo entrou do lado da Tríplice Entente, piorou a situação russa, pois destruiu a agricultura e a pequena produção industrial, o que contribuiu para aumentar a insatisfação popular contra o regime Czarista e para a eclosão do movimento revolucionário.

b) O aluno poderia citar a implantação do socialismo científico, que defendia a luta de classes, o que levaria a revolução socialista e a implantação da ditadura do proletariado. Esse processo causaria, segundo a tese marxista, a extinção da classe burguesa e da propriedade privada, surgindo o Estado como proprietário dos meios de produção e como representante do povo.