Questão 9 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os excertos abaixo foram extraídos do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente.

a) Por que razão específica o fidalgo é condenado a seguir na barca do inferno? E o sapateiro?

b) Além das faltas específicas desses personagens, há uma outra, comum a ambos e bastante praticada à época, que Gil Vicente condena. Identifique essa falta e indique de que modo ela aparece em cada um dos personagens.

Respostas

a) O fidalgo é condenado por sua tirania (como pode ser visto na fala do anjo) e por sempre desprezar os que ele julgava pequenos (“cuidando na tirania / do pobre povo queixoso; / e porque, de generoso, / desprezaste os pequenos, / achar-vos-eis tanto menos / quanto mais fostes fumoso”). Já o sapateiro é condenado por ser desonesto em seus serviços e roubar seus clientes (“Esperavas de viver, /calaste dous mil enganos.../ tu roubaste bem trint’anos”).

b) A obra de Gil Vicente tem foco na denúncia de posturas incorretas dos cristãos e da sociedade da época por meio do humor (como já diz a frase “A rir se corrigem os costumes”). Em comum há o orgulho de ambos, no fidalgo por considerar superior aos outros (“Para senhor de tal marca/ nom há aqui mais cortesia?) e no sapateiro por pensar que, como frequenta a missa, está imune a seus pecados (“Quantas missas eu ouvi, não me hão elas de prestar?”)