Questão 13 - 3º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As funções das células estão relacionadas com sua estrutura e com sua atividade metabólica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que estão discriminadas, em porcentagens, as extensões de membranas de algumas organelas de duas células, A e B, provenientes de dois órgãos diferentes.

a) Compare os dados das células A e B e indique em qual delas predomina a atividade de destoxificação e em qual predomina a atividade de secreção. Justifique.

b) Experimentos bioquímicos realizados com os dois tipos celulares mostraram que a célula A apresentava metabolismo energético mais elevado do que o da célula B. Como o resultado desses experimentos pode ser confirmado a partir dos dados fornecidos pela tabela?

Respostas

a) De acordo com os dados fornecidos pela tabela, percebe-se que a célula com maior atividade de destoxificação é a célula A, pois apresenta uma maior porcentagem de retículo endoplasmático liso em sua estrutura. A célula com maior atividade de secreção é a célula B, pois possui maior porcentagem de complexo de Golgi.

b) A célula A apresenta metabolismo energético mais elevado que a célula B, pois possui, de acordo com a tabela, maior porcentagem de membranas internas de mitocôndrias em sua estrutura, local onde ocorre a fosforilação oxidativa.