Questão 11 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os trechos a seguir foram extraídos de A cidade e as serras, de Eça de Queirós.

a) Levando em consideração os dois trechos, explique qual é o significado do enguiço do elevador.

b) Como o desfecho do romance se relaciona com esse episódio?

Respostas

a) O elevador, ao mesmo tempo que representa avanços tecnológicos, está sujeito a falhas. No primeiro trecho, é notório um elogio aos avanços tecnológicos, à civilização. Um elevador em uma casa de dois andares é uma questão de status e poder. Motivo de admiração que pode ser percebido na fala do narrador, ao comentar sobre a casa de Jacinto: “Eis a civilização!”.

No segundo trecho, em que é narrado o enguiço, fica evidente que até mesmo a tecnologia, que representa perfeição e avanço, falha e necessita da tentativa de uso da força do homem para que funcione. É uma crítica à sociedade parisiense e aos avanços tecnológicos que se evidencia posteriormente na obra.

b) A personagem Jacinto volta à serra para reconstruir o túmulo de seus ancestrais, que havia desabado. Durante a visita, já cansado da modernidade, ele olha o campo com outros olhos. Enxerga a pobreza e o atraso do campo, mas, como era um homem com uma bagagem intelectual e com conhecimento dos avanços tecnológicos, enxergava Portugal através de um novo ponto de vista. Não tinha todos os instrumentos, como em Paris, mas conhecimento para repensar o modo precário de vida de seus trabalhadores de modo que pudesse dar melhorias a eles.