Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Saiba o que é o site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e para que serve
Por Lucas Afonso

Tela de computador mostra a página inicial do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Na foto, página do site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Crédito da Imagem: Lucas Afonso
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior é a plataforma do governo federal que permite os estudantes ingressarem no ensino superior. Na página é realizado as seleções do Ministério da Educação (MEC). Acesse o portal aqui!

As inscrições e todas as etapas dos processos do SiSU, ProUni e Fies são feitas neste portal. A iniciativa tem por objetivo facilitar a realização dos programas de ingresso às universidades e faculdades. O acesso é feito por meio dos dados da conta gov.br.

Por meio dos programas, os estudantes concorrem às vagas em cursos públicos, bolsas de estudo e financiamentos estudantis. É necessário ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar. As regras são específicas para cada uma das seleções.

Veja também: O que é a página do participante do Enem

Tópicos deste artigo

O que é e para que serve o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior?

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior é um site do governo federal que permite aos estudantes fazer a inscrição no SiSU, ProUni e Fies. Confira, abaixo, a página inicial da plataforma: 

página do site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Página inicial do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A partir desta página, os estudantes poderão acessar todas as etapas dos programas de acesso ao ensino superior. Ou seja, é neste site que se faz a inscrição, altera dados da inscrição, visualiza as chances de aprovação por meio das notas de corte, consulta vagas e resultados.

A inscrição nos programas é realizada com os dados da conta gov.br. Para participar dos programas do MEC é preciso fazer as provas do Enem. 

Dados das edições dos programas do MEC

Na opção de Busca Avançada, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior reúne informações sobre cursos, vagas, universidades e notas de corte das edições do SiSU, ProUni e Fies. É possível filtrar por carreira, estado e cidade. Veja:

Página de busca avançada do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Página mostra maiores e menores notas de corte de acordo com o curso, instituição cidade, estado.

Quais são os programas do MEC de acesso ao ensino superior?

Veja as diferenças entre as seleções do MEC abaixo:

Saiba mais: Responsável pelo Enem, saiba o que é o Inep