SiSU na UFBA

O SiSU é o principal meio de ingresso na UFBA. As vagas são oferecidas nas duas edições anuais.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso da maior parte dos seus cursos de graduação. Ela participa das duas edições do SiSU.

Como a UFBA participa do SiSU do primeiro e segundo semestres, o estudante precisa consultar qual que oferece o curso pretendido. Alguns cursos oferecem vagas nos dois semestres.

Como participar?

Para participar do SiSU, os interessados precisam ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e não ter zerado a redação.

As inscrições para o SiSU são realizadas no site sisu.mec.gov.br, geralmente no final de janeiro e junho. Antes das inscrições abrirem, a UFBA divulga o Termo de Adesão, documento que informa as vagas, cotas, notas mínimas e pesos.

O Termo de Adesão ao SiSU da UFBA é divulgado no site ingresso.ufba.br.

Tópicos deste artigo

Vagas

A UFBA oferece cerca de 6 mil vagas por ano pelo SiSU. A oferta de vagas para o primeiro semestre é maior, aproximadamente 75% das oportunidades. O restante é oferecido no processo seletivo do segundo semestre.

As oportunidades são para o Campus Canela e Campus Federação/Ondina, em Salvador; e para o Campus Vitória da Conquista.

Cotas

A UFBA atende às exigências da Lei de Cotas e reserva metade das vagas para os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas, com porcentagem para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Para os que optarem pela utilização das cotas para baixa renda, apenas o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único), instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, é aceito pela UFBA.

Pesos e notas mínimas

Para se inscrever no SiSU, o estudante não pode ter zerado a redação do Enem. No entanto, no caso da UFBA, é exigida uma nota mínima de 200 pontos nessa prova e nota acima de zero nas demais.

A UFBA também estabelece pesos nas provas do Enem em cada curso. Por exemplo, no curso de Jornalismo as provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos têm um peso maior no cálculo da média do Enem.

Exemplo: Jornalismo
Linguagens e Códigos: peso 4
Redação: peso 3
Ciências Humanas: peso 4
Ciências da Natureza: peso 2
Matemática: peso 2

Saiba como calcular a média do Enem

As notas mínimas e pesos de cada curso constam no Termo de Adesão.

Resultado

A primeira chamada do SiSU é divulgada no site do sistema, e as matrículas de todos os aprovados são realizadas nas mesmas datas. Quem não for aprovado pode se inscrever na lista de espera.

As demais chamadas não são divulgadas no site do SiSU. Os aprovados na UFBA devem acompanhar as próximas convocações no site da universidade, que também determina o cronograma de matrícula.

Cursos que não são oferecidos no SISU

Os cursos da UFBA que exigem teste de habilidade específica não fazem parte do SiSU. São eles: Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Tecnologia em Decoração, Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro, Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música e Música Popular.

Quem deseja ingressar em um desses cursos deve se inscrever em processo seletivo próprio organizado pela universidade, onde são realizadas as provas para os candidatos comprovarem as Habilidades Específicas exigidas pelos cursos.