Whatsapp
Em 30/08/2016 10h58 , atualizado em 30/08/2016 10h58

O que é o Sisutec?

Enem

Por Dayse Luan
Cursos técnicos gratuitos para quem fez o Enem
Cursos técnicos gratuitos para quem fez o Enem
PUBLICIDADE

Em agosto de 2013 o Ministério da Educação (MEC) lançou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que é gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O objetivo do programa é ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos subsequentes.

Sua criação se deu para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como o próprio nome indica, o Sisutec segue os moldes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), só que para os cursos técnicos gratuitos.

Ingressantes

Podem se inscrever os estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram a edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. O sistema informatizado utilizará o desempenho no exame como critério de seleção para as vagas disponibilizadas.

As vagas são ofertadas por instituições de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; colégios estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que só participam do programa os estabelecimentos de ensino com indicadores positivos no MEC. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano. Cerca de 85% das vagas são para cotas, destinadas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Funcionamento

Durante o período de inscrições os candidatos podem escolher duas opções de cursos, indicando qual é a primeira preferência. Serão realizadas duas chamadas, os selecionados na primeira convocação no curso preferencial não continuam concorrendo às vagas, independente de terem ou não se matriculado.

Já os classificados para o curso de segunda opção na primeira chamada seguem na disputa do curso preferencial, desde que não tenham feito a matrícula. Após as duas convocações previstas, é aberto prazo para inscrições nas vagas remanescentes. O registro acadêmico segue as regras de cada instituição.

Outras informações podem ser conferidas nesta Portaria ou na página do Sisutec.

Artigos Relacionados
Registro acadêmico dos aprovados na 1ª convocação do Sisutec 2014/1 será entre amanhã e sexta-feira.
Inscrições vão até o próximo dia 13. Não é preciso ter feito o Enem 2013 para se candidatar.
O sisutec inscreve entre os dias 5 e 8 de maio, pela internet. O resultado sai em 13 seguinte, com matrículas entre 18 e 20 do mesmo mês.
Milhares de estudantes ficaram acordados na madrugada desta segunda-feira, 11 de agosto, esperando a abertura das inscrições para as vagas remanescentes do Sisutec.
Confirmação da matrícula deve ser feita até dois dias após a efetivação da inscrição. Vagas ociosas serão ocupadas por ordem de inscrição.
São quase 290 mil postos disponibilizados. As inscrições começam segunda-feira e serão recebidas ao longo da semana.
Elas poderão ser feitas ao longo da semana. Mais de 290 mil vagas em 122 cursos divididos entre 937 instituições são ofertadas.
O MEC publicou hoje (14) a segunda mudança no cronograma do Sisutec 2015. As inscrições estão previstas para o período entre 22 e 26 de junho.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES